Em um período de um mês e meio, uma tecnologia recém-implementada pela CredPago, empresa sediada em Santa Catarina, detectou 15 casos de tentativas de fraude em imobiliárias de Porto Alegre. Os fraudadores estavam utilizando informações falsas, como CPF e/ou fotografias adulteradas. A identificação do crime foi possível graças à utilização da biometria, que realiza a leitura facial da pessoa que está prestes a assinar o contrato.
Levando em conta a extensão completa da atuação da empresa, foram registradas 50 situações. O diretor, Gerson Oliveira Filho, destaca o desafio de verificar a autenticidade da identidade da pessoa que está assinando o documento de fiança de aluguel. Ele explica que esse processo é realizado em questão de segundos, utilizando uma base de dados compartilhada que engloba milhões de CPFs, incluindo empresas do setor financeiro.
A CredPago é uma modalidade de garantia locatícia que se baseia no limite do cartão de crédito para análise cadastral do pretendente locatário. Todo processo é feito online e o valor cobrado pela CredPago é de 15% do valor locatício mensal, diretamente no cartão de crédito. Em caso de inadimplência, a CredPago faz o pagamento do valor do aluguel atrasado em até 31 dias.