A Prefeitura de Cachoeirinha, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), lançou uma pesquisa online direcionada aos empresários locais. O formulário, acessível pelo site, busca coletar dados sobre o impacto econômico da enchente ocorrida no mês de Maio nos setores de comércio, indústria e entre empreendedores de diversos tamanhos.
O documento ajudará o Governo Municipal e entidades do setor a medir os prejuízos das empresas e a buscar recursos de apoio. Segundo a SMDET, a pesquisa pretende identificar e registrar os impactos das enchentes nas empresas da cidade, fornecendo dados essenciais para decisões, alocação de recursos e políticas de prevenção e recuperação. Leonard Pompeo de Mattos, titular da SMDET, estima que 450 empresas foram afetadas, mas acredita que o número seja maior e pede que todos os impactados preencham o formulário para dados mais precisos.
A federação varejista do Rio Grande do Sul estima que os prejuízos do setor cheguem a R$10 bilhões devido às perdas de materiais e estoques. A normalização do comércio na região é esperada para o fim do ano, com a retomada das atividades começando pelo interior e avançando para a capital.
Para responder a pesquisa clique aqui.
Fonte: Giro de Gravataí