De acordo com uma pesquisa divulgada pela Fiergs, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, o nível de atividade industrial no Estado teve uma queda de 0,5% em dezembro de 2022 em comparação com novembro, após o ajuste sazonal. Embora isso signifique a terceira queda em quatro meses, o índice ainda está 12,5% acima do nível anterior à pandemia, registrado em fevereiro de 2020. Quando comparado com dezembro de 2021, o IDI-RS teve uma alta de 2,8%, o que resultou em um avanço acumulado de 4,7% em relação ao ano anterior.
Esse aumento no crescimento na atividade industrial foi influenciado pelas horas trabalhadas na produção, que cresceram 8,4%, pelo aumento do faturamento real, de 6%, e pelo aumento das compras industriais, de 2,8%. No entanto, o único componente que teve uma queda foi a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que caiu 0,8 ponto percentual, apresentando uma média de 81,9% em 2022, comparado aos 82,7% de 2021. Esse crescimento da atividade teve um impacto positivo no mercado de trabalho, com o aumento do emprego em 5,9% e aumento da massa salarial real, de 10,8%.
A previsão de crescimento da atividade industrial no Rio Grande do Sul este ano é de apenas 2%. A normalização da cadeia de suprimentos é um ponto positivo, o agronegócio e as exportações industriais devem ter pouco impacto para a indústria gaúcha em 2023.