A FIERGS, Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, sediou o Finep Day na quarta-feira (13/03), com Bruno Camargo da Finep liderando o evento. Em parceria com o Citec da FIERGS, Finep, IEL-RS, Senai-RS, NAC e Instituto Caldeira, o evento destacou o programa Mais Inovação Brasil, que busca impulsionar a inovação em setores estratégicos com um investimento de R$ 2,18 bilhões em subvenções econômicas.
Camargo discutiu as chamadas públicas que fornecem apoio financeiro para empresas e instituições de pesquisa interessadas em inovar. Os temas incluem Bioeconomia, Cadeias Agroindustriais Sustentáveis, Aviação Sustentável, Energias Renováveis, Saúde (Empresas), Defesa e Soberania, Mobilidade Urbana, Saúde ICTs, Resíduos – Saneamento – Moradia e Semicondutores. Os editais exigem parcerias com pelo menos uma instituição de Ciência e Tecnologia, como universidades ou institutos Senai, para a submissão de propostas.
Ele também mencionou que 36,3% dos recursos nacionais do ano passado foram destinados à região Sul. Camargo enfatizou que as prioridades são os temas da Nova Indústria Brasil, sem distinção de porte ou setor.
Durante o evento, os representantes do Badesul e do BRDE tiveram a oportunidade de apresentar suas iniciativas de inovação.
Todos os editais podem ser acessados clicando aqui, no site da FIERGS.