Ter dúvidas entre vender um imóvel ou alugar é muito comum quando se planeja fazer dinheiro com uma propriedade.
Por isso, é importante saber as vantagens e desvantagens de cada opção, algo que nós da ARV te mostraremos nesse artigo.
Mesmo nos tempos atuais, a compra de um imóvel continua sendo a opção de investimento mais sólida e estável de todas, já que, em geral, não apresenta riscos e pode trazer altos rendimentos.
Entretanto, antes de decidir entre vender ou alugar seu imóvel, é importante estudar todas as possibilidades de investimentos, entender o seu objetivo com a negociação e a fase da vida que você está construindo.
Por isso, separamos algumas informações que você precisa ter em mente antes de fazer sua escolha.
Prós e contras de vender o seu imóvel
A venda de um imóvel é uma alternativa interessante para quem precisa reerguer uma reserva de emergência imediata, ou precisa de um pontapé para investir em espaços maiores e melhores oportunidades de negócio.
Vale ressaltar que os meios de pagamentos oferecidos no Brasil facilitam a vida de quem pensa em vender um imóvel, já que oferecem oportunidades acessíveis para o comprador.
Entretanto, um ponto considerado negativo sobre a venda de um imóvel é a perda da renda mensal que o aluguel gera.
Caso escolha essa opção, esteja ciente que esse dinheiro fixo não vai existir mais e, se no seu contexto isso for um problema, considere outros caminhos para fazer esse investimento render.
Vantagens e desvantagens em alugar o seu imóvel
Disponibilizar um imóvel para locação é uma alternativa que garante uma renda mensal fixa no orçamento do proprietário, sendo uma boa opção para quem busca ganhar dinheiro de forma mais rápida e sem precisar se desfazer de uma propriedade.
Vale ressaltar também que, quando a negociação é feita através de uma imobiliária, o dono do imóvel tem como garantia os contratos com tempo mínimo de moradia, que podem incluir multas em casos de rompimentos.
Entretanto, ter um imóvel desocupado por muito tempo pode gerar muitos prejuízos para o proprietário do imóvel, o que gera muita preocupação.
Nesse caso, reveja os valores mensais propostos e até mesmo se há necessidade de alguma reforma. Se a propriedade continuar vazia mesmo após esses ajustes, considere vender para obter o valor do imóvel em um único pagamento.
Conclusão
Não existe uma melhor opção entre alugar ou vender seu imóvel, uma vez que a decisão depende do seu contexto e motivos. Por isso, pense com cuidado e leve em conta todos os prós e contras de cada uma das opções disponíveis, para não fechar negócios ruins.
Outra forma de garantir um bom negócio é contar com os profissionais ARV para te ajudar em todo esse processo, seja na hora de alugar ou vender seu imóvel. Então, fale já com nossos profissionais e saiba mais.