Muitas pessoas acreditam que alugar um imóvel sem imobiliária é a decisão perfeita para economizar com o gerenciamento da locação.
No entanto, esse é um pensamento arriscado que pode gerar diversas dores de cabeça.
Quer conhecer 7 riscos de alugar imóvel sem imobiliária? Continue lendo a matéria aqui no Blog ARV.
As imobiliárias são responsáveis por buscar as melhores oportunidades para os locadores, avaliar o perfil dos interessados e elaborar o contrato.
Por isso, quando você aluga um imóvel através de uma imobiliária, você não precisa lidar com as infinitas burocracias que envolve esse processo.
Além disso, os contratos criados pelas imobiliárias possuem garantias que são benéficas tanto para o locatário quanto para o locador, deixando tudo mais seguro para ambas as partes e evitando diversas dores de cabeça.
Esses já são alguns dos motivos que tornam o aluguel por imobiliária uma opção muito melhor, mas também listamos 7 riscos que locadores correm ao decidir alugar imóvel sem o intermédio de uma imobiliária ou especialista no assunto:
1. Documentação fraudulenta
É muito comum alguém anunciar um imóvel para locação sem imobiliária e se tornar alvo perfeito de falsos inquilinos que forjam documentos ou exploram imóveis mal administrados para conseguir o dinheiro de reserva de aluguel.
O mesmo vale para quem deseja alugar o imóvel, podendo ser vitimas de fraudes e acabar pagando valores muito maiores do que seria justo ou, em casos mais graves, não tendo nem mesmo onde morar.
2. Falhas no contrato de locação
Um contrato de locação imobiliária exige cuidados diversos, desde a correta inserção de dados pessoais dos envolvidos até o detalhamento das cláusulas. Alugar sem imobiliária pode gerar erros em decorrência da falta de conhecimento do que pode ou não deve ser incluído no acordo.
O contrato precisa ser muito claro e objetivo para não deixar margens para interpretações duvidosas, especialmente em relação às informações financeiras do acordo.
3. Garantias locatícias insuficientes
Como dito antes, os contratos criados por imobiliárias possuem garantias que beneficiam tanto o locatário quanto o inquilino.
Essas garantias protegem o proprietário da eventual falta de pagamento do aluguel , por exemplo,
Também protegem os inquilinos em casos de abusos de poder da parte dos locatários, como querer o imóvel de volta antes do tempo combinado ou fazer exigências que não constam no contrato.
4. Inadimplência
A inadimplência é um dos maiores medos de quem é proprietário de um imóvel, principalmente quando o aluguel ocorre sem o suporte profissional de uma imobiliária ou especialista.
A questão é ainda mais delicada quando trata-se de imóveis em condomínio já que, ainda que seja responsabilidade do dono do imóvel, a falta do pagamento da taxa condominial gera problemas para o locador.
5. Cobranças desproporcionais e indevidas
A falha na garantia locatícia e a inadimplência podem se tornar fontes de estresse sem fim tanto para o locador quanto para o dono do imóvel.
Cobranças indevidas em preço do aluguel, condominio e demais valores envolvidos no processo são muito comuns de acontecer, infelizmente.
Por isso que todas as condições referentes a multas e juros devem estar muito claras no contrato de locação, fato que pode não acontecer quando se decide locar a propriedade sem o acompanhamento de um profissional.
6. Não cumprimento das leis
O proprietário tem todo o direito de requerer o pagamento conforme firmado em contrato, mas existem as maneiras corretas de se fazer isso e, sem o apoio de especialistas em direito imobiliário, o locador pode decidir realizar as cobranças por conta própria.
Assim, ele pode acabar infringindo regras da Lei do Inquilinato e dos Direitos do Consumidor ao submeter o locatário a algum tipo de constrangimento, o que acaba sendo ilegal.
Optando pela locação imobiliária sem um profissional, os proprietários ficam vulneráveis a processos por conta de irregularidades na condução das cobranças ou ações de despejo ilegais.
7. Transtornos com manutenção residencial
Esse é o tipo de problema mais comum entre quem decide alugar um imóvel sem uma imobiliária.
A maioria das imobiliárias realizam uma vistoria do imóvel ao ser alugado e antes dele ser entregue novamente para o locatário, o que facilita ao proprietário receber seu imóvel nas mesmas condições em que estava antes de ser alugado.
A falta de uma vistoria correta e adequada pode resultar em mais prejuízo para o proprietário com reformas ou manutenção do imóvel.
A verdade é que, quando você aluga um imóvel através de uma imobiliária, todo o processo fica muito mais fácil, tranquilo e seguro para todos os envolvidos.
Pensando em alugar seu imóvel ou morar de aluguel? Então, fale já com os profissionais ARV e tenha a melhor equipe de especialistas ajudando você a fazer o melhor negócio.
Fonte: https://www.spimovel.com.br/blog/9-riscos-que-voce-corre-ao-alugar-imovel-sem-imobiliaria/3511/