Segundo Márcio Elias Rosa, secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a nova política é um documento com direcionamento de dez anos que demonstra a importância de ter a indústria como um instrumento relevante para o processo de desenvolvimento do País.
O documento é baseado em seis objetivos principais para impulsionar o desenvolvimento industrial. O governo busca uma abordagem de política industrial que não se concentre exclusivamente na indústria em si, mas a vê como uma ferramenta para promover o progresso nacional e aprimorar a qualidade de vida da população.
Os seis objetivos principais são:
- Cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais para a segurança alimentar, nutricional e energética;
- Complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS [Sistema Único de Saúde] e ampliar o acesso à saúde;
- Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades;
- Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade;
- Bioeconomia, descarbonização, transição e segurança energética para garantir os recursos para as futuras gerações;
- Tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais.
Oficinas foram realizadas para que todos os interessados fossem ouvidos, mais de 150 pessoas participaram destes eventos e colaboraram com o direcionamento da nova política por meio de discussões sobre as principais dificuldades estruturais da economia nacional e as oportunidades do país.
Um dos grandes destaques da discussão no CNDI durante a elaboração da política industrial foi o estímulo à neoindustrialização e economia verde. Segundo Verena Hitner, secretária executiva do CNDI, esse debate foi posto em um momento geopolítico no qual as discussões sobre a economia verde, a sustentabilidade e a descarbonização aparecem como a grande questão mundial e abre uma grande oportunidade de inserção do Brasil na economia global.
O texto da nova política será divulgado para o grande público em breve.
Fonte: Esfera Brasil